Centro de reabilitação álcool

Centro de reabilitação álcool


Junto com o cigarro, o alcoolismo é um dos vícios mais comuns e que precisam de tratamento. Para superar essa doença, o ideal é que o indivíduo passe por um centro de reabilitação de álcool, já que, neste caso, pode-se buscar e tratar quaisquer problemas ou desordens de natureza psicológica que possam estar servindo de pano de fundo para o problema. Como a bebida alcoólica é um hábito cultural e está ligado a eventos, festas e comemorações, a quantidade de gatilhos que podem levar a uma recaída é imensa, daí a importância de um processo de reabilitação bem feito.

Os programas dos centros de reabilitação para alcoólatras levam o usuário por um processo de detox acompanhado por médicos qualificados e com prática específica em reabilitação química, seguidos de sessões de psicoterapia em grupo ou individuais, que irão trabalhar as questões emocionais ligadas ao vício. A efetividade do tratamento está ligada à qualidade desses serviços prestados. Se o trabalho for bem feito, o usuário receberá alta quando estiver suficientemente munido de ferramentas que pode usar para superar qualquer gatilho, e evitar a ocorrência de recaídas.

Em um primeiro momento, deve-se livrar o organismo do paciente de quaisquer resquícios de álcool de seu organismo. Esse processo é chamado de detoxificação, ou detox. Quanto mais grave o vício, maiores são os sintomas experimentados por esses pacientes: tremores, suores, e até desmaios e alucinações são frequentes, de forma que deve ser um processo supervisionado por uma equipe de saúde qualificada, inclusive com médicos capacitados, que poderão prescrever medicamentos para aliviar esses sintomas.

Os medicamentos utilizados para combater esse tipo de vício, em alguns casos, podem corresponder a 50% do sucesso no combate à doença. Eles não só combatem os sintomas da abstinência, como também podem, por exemplo, provocar reações prejudiciais caso interajam com álcool, o que elimina do usuário a vontade de ingerir mais bebidas. Substâncias comuns são o acamprosato, a naltrexona e o dissulfiram, todos receitados com esse objetivo.

Para o acompanhamento psicológico, é seriamente recomendado que o paciente considere se submeter a um tratamento de internação em um centro de reabilitação. Isso porque essa escolha permite que ele se dedique integralmente ao seu processo de recuperação, sem se preocupar com o estresse da vida cotidiana, do trabalho ou de obrigações sociais e familiares, por exemplo. Ali, ele estará 24 horas por dia com acesso a equipes médicas e de enfermagens prontas para prestar qualquer atendimento e acalmar seus pensamentos sempre que necessário.

Os tratamentos psicológicos incluem terapias comportamentais, a mais popular delas sendo a terapia cognitivo-comportamental, que encoraja os participantes a modificarem a forma com que reagem a estímulos externos que lhes causam estresse – como, por exemplo, perder o emprego ou por fim a um relacionamento amoroso – ensinando-os a desenvolver formas saudáveis de desestressar e superar as dores. Muitos lugares oferecem também auxílio psiquiátrico, para que qualquer doença, como transtornos de ansiedade ou depressão, possam ser tratadas ao mesmo tempo, eliminando quaisquer possíveis gatilhos que possam levar eventualmente a recaídas.

Blog

Como tratar um dependente químico em recuperação

Como tratar um dependente químico em recuperação

Quem conhece alguém que busca sair do caminho das drogas sempre se pergunta como tratar um dependente químico em recuperação. ...

Ler mais

Como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas

Como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas

Quando se busca tratamento para uma pessoa querida, a primeira dúvida que surge, normalmente, é como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas....

Ler mais

Onde encontrar ajuda para dependentes químicos

Onde encontrar ajuda para dependentes químicos

Existem muitas profissões que podem ter especializações em como cuidar de quem possui um vício e como ajudar na prevenção. ...

Ler mais

Como agir com um dependente químico

Como agir com um dependente químico

Quando alguém se vicia em alguma substância química, isso pode ter um impacto negativo não só em sua vida, mas também na de seus familiares e amigos....

Ler mais