(15) 99104-2002
Centro de reabilitação álcool

Junto com o cigarro, o alcoolismo é um dos vícios mais comuns e que precisam de tratamento. Para superar essa doença, o ideal é que o indivíduo passe por um centro de reabilitação de álcool, já que, neste caso, pode-se buscar e tratar quaisquer problemas ou desordens de natureza psicológica que possam estar servindo de pano de fundo para o problema. Como a bebida alcoólica é um hábito cultural e está ligado a eventos, festas e comemorações, a quantidade de gatilhos que podem levar a uma recaída é imensa, daí a importância de um processo de reabilitação bem feito.

Os programas dos centros de reabilitação para alcoólatras levam o usuário por um processo de detox acompanhado por médicos qualificados e com prática específica em reabilitação química, seguidos de sessões de psicoterapia em grupo ou individuais, que irão trabalhar as questões emocionais ligadas ao vício. A efetividade do tratamento-contra-drogas está ligada à qualidade desses serviços prestados. Se o trabalho for bem feito, o usuário receberá alta quando estiver suficientemente munido de ferramentas que pode usar para superar qualquer gatilho, e evitar a ocorrência de recaídas.

Em um primeiro momento, deve-se livrar o organismo do paciente de quaisquer resquícios de álcool de seu organismo. Esse processo é chamado de detoxificação, ou detox. Quanto mais grave o vício ou dependencia, maiores são os sintomas experimentados por esses pacientes: tremores, suores, e até desmaios e alucinações são frequentes, de forma que deve ser um processo supervisionado por uma equipe de saúde qualificada, inclusive com médicos capacitados, que poderão prescrever medicamentos para aliviar esses sintomas.

Os medicamentos utilizados para combater esse tipo de vício, em alguns casos, podem corresponder a 50% do sucesso no combate à doença. Eles não só combatem os sintomas da abstinência, como também podem, por exemplo, provocar reações prejudiciais caso interajam com álcool, o que elimina do usuário a vontade de ingerir mais bebidas. Substâncias comuns são o acamprosato, a naltrexona e o dissulfiram, todos receitados com esse objetivo.

Para o acompanhamento psicológico, é seriamente recomendado que o paciente considere se submeter a um tratamento de internação em um centro de reabilitação. Isso porque essa escolha permite que ele se dedique integralmente ao seu processo de recuperação, sem se preocupar com o estresse da vida cotidiana, do trabalho ou de obrigações sociais e familiares, por exemplo. Ali, ele estará 24 horas por dia com acesso a equipes médicas e de enfermagens prontas para prestar qualquer atendimento e acalmar seus pensamentos sempre que necessário.

Os tratamentos psicológicos incluem terapias comportamentais, a mais popular delas sendo a terapia cognitivo-comportamental, que encoraja os participantes a modificarem a forma com que reagem a estímulos externos que lhes causam estresse – como, por exemplo, perder o emprego ou por fim a um relacionamento amoroso – ensinando-os a desenvolver formas saudáveis de desestressar e superar as dores. Muitos lugares oferecem também auxílio psiquiátrico, para que qualquer doença, como transtornos de ansiedade ou depressão, possam ser tratadas ao mesmo tempo, eliminando quaisquer possíveis gatilhos que possam levar eventualmente a recaídas.

Clinica VILLA FLOR é o que há de melhor na reabilitação de depêndentes quimicos em Santa Catarina, e a mais preparada para o tratamento para mulheres de Santa Catarina