Plano de prevenção a recaída

Plano de prevenção a recaída


Quando falamos de um plano de prevenção a recaída, estamos reavaliando o vínculo com o processo de recuperação,a idéia é de que o usuário reconheça situações de risco ou seja uma recaída de comportamento e aprenda a estabelecer estratégias para enfrentar as situações, evitando assim um possível retorno ao uso.

A importância de um Plano de Prevenção a Recaída é descrita por Terence gorski em 1973 através de uma Pesquisa clinica com 118 pacientes usuários de químicos. Foram avaliadas quatro fatores em comum entre esses pacientes.

1 - Eles teriam completado um programa de tratamento de recuperação.

2 - Reconheceram sua impotência perante as drogas, e que não poderiam beber ou fazer o uso de qualquer substância com segurança.

3 - Procurarão ajuda consciente e tinham convicção de sua necessidade de permanecerem sóbrios através de um programa de acompanhamento profissional, participação em grupos de auto ajuda.

4 - Mesmo assim, apesar de suas vontades iniciais de se manterem em abstinência voltaram a fazer o uso de sua droga de escolha:

FASES E SINTOMAS QUE ANTECEDEM A RECAÍDA NO USO DE DROGAS

1 FASE: Sinais Internos, dificuldades de pensar com clareza,resolver problemas simples,pensamentos rígidos e repetitivos,embotamento afetivo dificuldades em tomar decisões,emoções alteradas,dificuldades em lidar com stress,não consegue ter sono reparador,aumento da irritação, sentimentos de vergonha,culpa,raiva,ressentimento, o pensamento do uso volta más não falam sobre o assunto,acham que as pessoas não iriam entender.

2 FASE: Volta a Negação, o individuo torna se incapaz de reconhecer ou dizer honestamente o que pensa e sente,medo de não ser aceito isto acaba gerando medo e ansiedade,começam a projetar seus problemas em situações ou pessoas, o isolamento social começa a voltar.

3 FASE: Comportamento Evasivo e Defensivo,nesta fase o individuo evita pensar em fatos ou situações que possam trazer de volta os sentimentos dolorosos e desconfortáveis,evitando situações ou pessoas que o levem a ter uma visão honesta de sua recuperação, quando falado de seu comportamento fica defensivo e irritado, os segredos fazem parte desta fase geralmente tem vidas duplas, preocupação com a recuperação dos outros em vez da sua, querem controlar as pessoas a sua volta por não conseguirem sente irritação e se afastam,a compulsão se torna parte de pensar e agir, se envolve em varias atividades ao mesmo tempo e não dão conta,reações impulsivas, exageradas e situações de stress estremo, o isolamento só aumenta arranjam justificativas para se afastarem.

4 FASE: Construção da Crise, os problemas sociais causados pela negação dos comportamentos destrutivos e a falta de do comprometimento com a recuperação ficam mais evidentes, visão distorcida dos problemas racionalização e minimização das dificuldades, depressão leve e a baixo auto estima levam a falta de expectativas positivas, dormir demais e fora de hora fazem parte desta faze, incapacidade de estabelecer planos construtivos, a falta de planejamento e realidade faz com que as coisas comecem a desmoronar, não dão atenção aos detalhes ficam presos no como gostariam que as coisas fossem uma forma fantasiosa de encarar a realidade.

5 FASE: Imobilização sentimentos de que não iram conseguir impedem a tomada de decisões ficam muitas vezes limitados,querem que as coisas aconteçam magicamente sem colocar as ações,sentimentos de que as coisas não tem mais solução, maximização pequenas falhas se tornam grandes erros, desejo imaturo de ser feliz acabam frustrando suas expectativas fantasiosas.

6 FASE: Confusão e Super Reação,revolta contra si mesmo e as pessoas a sua volta,irritabilidade e reações exageradas mediante as situações,pensamento de confusão e procrastinação, os conflitos sociais aumentam sentem muitas vezes ameaçados e irados, super reação as situações raiva, ressentimentos, frustração fazem parte desta fase.

7 FASE: Depressão,desanimo e desleixo fazem com que a rotina se percam,idéias de voltar ao uso voltam, tem pensamentos de que a recuperação não esta valendo a pena, alimentação se tornam irregular por muitas vezes comem demais outras vezes ficam sem alimentos por longos períodos, se tornam incapaz de começar ou concluir seus projetos,tem dificuldades com o sono ou dormem demais ou ficam sem dormir,perda da estrutura diária a rotina começa a ficar confusa, os horários de acordar ou dormir se tornam disfuncionais, compromissos são adiados, deixam de planejar compromissos sociais.

8 FASE: Irregularidades nas atividades que envolvem a Recuperação,o afastamento das redes de ajuda grupos de Auto Ajuda,falta aos compromissos de pós tratamento e dos acompanhamentos profissionais Médico, Psiquiatra, ,as justificativas se tornam constantes, comportamento de apatia em relação aos problemas, o Orgulho e Arrogância fazem que acredite que tudo esta bem e não precisam de ajuda,perdem contatos com as pessoas que estão envolvidas no processo de recuperação, acham que a vida em recuperação não esta valendo a pena, os Mecanismo de Defesa estão mais acentuados manipulação, justificação, desleixo,egoísmo, irresponsabilidade, transferência dos problemas,sentimentos de impotência e desespero se instalam.

9 FASE: Isolamento e a Perda de Controle aumento a gravidade dos problemas,a falta de expectativa só aumentam sua baixo auto estima e com isso a depressão, sentimentos de auto piedade faz com que se coloquem na posição de vitimas e assim começam a chamar a atenção pessoas como se elas não estivessem dando importância a suas dificuldades, embora muitas vezes estejam conscientes destes padrões de comportamento tem vergonha de falar sobre o assunto, a culpa e auto condenação, a inutilidade e o desespero fazem parte desta fase,acham que estão sozinhos e que não existe mais nada a fazer se julgam incompetente e incapaz de administrar suas vidas.

10 FASE: Reduz as opções de Ajuda,nesta fase o dependente químico sente se preso ao ciclo vicioso de sofrimento,incapacidade de administrar a vida,j á não acredita em uma solução ou que ha uma saída,ressentimentos, raiva e medo tomam conta dos comportamentos as atividades que envolvem recuperação se tornam de segundo plano, agravamento da solidão, frustração e a raiva, perda de controle dos comportamentos acabam causando sérios problemas na parte Física, Mental e Espiritual afetando todas as áreas da Vida.

11 FASE: Volta a tentativa de controlar o uso,começa ha acreditar que pode fazer o uso de drogas com segurança, faz planos para usar com controle, por um curto período de tempo consegue,o consumo inicial produz um sentimento de culpa e vergonha,logo após vem a perda de controle, na recaída as vezes a perda de controle é lenta e gradual, más geralmente é um processo acelerado podendo atingir níveis e quantidades superiores ao que estava usando quando iniciou o processo de recuperação.A recaída total se instala, os problemas em todas as áreas se instalam e por isso a necessidade de entrar novamente em recuperação, o apoio dos familiares e amigos é fundamental para um retorno mais breve, LEMBREMOS QUE ESTAMOS FALANDO DE UMA DOENÇA PROGRESSIVA,INCURAVEL E FATAL.

 

Referência: TERENCE GORSK: PLANO DE PREVENÇÃO A RECAÍDA ELABORADO EM 1973.

Blog

Como tratar um dependente químico em recuperação

Como tratar um dependente químico em recuperação

Quem conhece alguém que busca sair do caminho das drogas sempre se pergunta como tratar um dependente químico em recuperação. ...

Ler mais

Como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas

Como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas

Quando se busca tratamento para uma pessoa querida, a primeira dúvida que surge, normalmente, é como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas....

Ler mais

Onde encontrar ajuda para dependentes químicos

Onde encontrar ajuda para dependentes químicos

Existem muitas profissões que podem ter especializações em como cuidar de quem possui um vício e como ajudar na prevenção. ...

Ler mais

Como agir com um dependente químico

Como agir com um dependente químico

Quando alguém se vicia em alguma substância química, isso pode ter um impacto negativo não só em sua vida, mas também na de seus familiares e amigos....

Ler mais