Quanto custa uma internação para dependentes químicos

Quanto custa uma internação para dependentes químicos


O custo de uma internação para dependentes químicos varia muito de acordo com o local escolhido. Existem desde programas gratuitos oferecidos pelo governo até centros luxuosos que custam milhares de reais por dia. Por isso, saiba desde já que não importa o seu orçamento, sempre é possível escolher o local ideal para você. A oportunidade para se recuperar está disponível para qualquer pessoa, basta procurar os locais corretos que possam oferecer ajuda efetiva. Ainda, há quem possa te ajudar a encontrar meios de conseguir pagar por uma internação, para que ela ocorra o mais cedo possível.

Existem casos em que o plano de saúde é obrigado a cobrir o tratamento. Se o plano for hospitalar e houver pedido médico de internação, no qual está descrito a CID da doença, o convênio será obrigado a cobrir os custos da recuperação. Por isso, veja se não é esse o seu caso, e lembre-se que o plano não pode limitar o tempo de internação. Caso necessário, busque um advogado para conhecer melhor os seus direitos.

Se não for esse o seu caso e a internação tiver que correr por custos particulares, saiba que ainda assim existem meios de ajudar a pessoa que você ama. Você pode buscar por internações em centros de baixo custo, que oferecem apenas o pacote básico e dispensam luxos como centros de massagem ou quartos individuais com banheiro. Também busque alternativas de pagamento – muitas instituições oferecem facilidades e parcelamento. Essa alternativa é muito melhor do que buscar a internação em centros públicos, já que eles possuem vagas limitadas e listas de espera enormes, e sabemos que esse é um problema que quanto mais esperar, pior.

Os valores dos programas de internação dependem do tipo de tratamento escolhido. Em primeiro lugar, deve-se considerar se o tratamento ocorrerá em uma unidade específica ou se o paciente continuará em sua residência, apresentando-se nas datas marcadas para as sessões de terapia e realizando o procedimento de detox em sua residência. Isso é uma das questões que influencia muito no preço final do tratamento. Entretanto, há que se ter em mente que esta última opção só é indicada para casos de dependência leve a moderada. Para os demais casos, a internação é a mais adequada.

As casas de recuperação normalmente incluem o preço do detox assistido no programa como um todo. Já no que diz respeito às terapias, normalmente elas correm em programas de, no mínimo, 30 dias e duram, em média, 90 dias no total, podendo até chegar a um ano, dependendo do caso. Por isso, o valor irá variar a depender da extensão do programa. Além disso, se necessário o uso de medicações especiais, estas também podem entrar como um custo à parte.

Sempre que pensar em custos, tome cuidado com um pensamento: muitas vezes o valor que se gasta para manter o vício é muito maior do que aquele gasto com a recuperação. Por isso, quanto mais cedo buscar o tratamento, melhor. A parte financeira é só uma das variáveis da equação, e não deve ser prioridade quando o assunto é cuidar de pessoas que amamos e cuja vida damos valor.

Blog

Como tratar um dependente químico em recuperação

Como tratar um dependente químico em recuperação

Quem conhece alguém que busca sair do caminho das drogas sempre se pergunta como tratar um dependente químico em recuperação. ...

Ler mais

Como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas

Como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas

Quando se busca tratamento para uma pessoa querida, a primeira dúvida que surge, normalmente, é como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas....

Ler mais

Onde encontrar ajuda para dependentes químicos

Onde encontrar ajuda para dependentes químicos

Existem muitas profissões que podem ter especializações em como cuidar de quem possui um vício e como ajudar na prevenção. ...

Ler mais

Como agir com um dependente químico

Como agir com um dependente químico

Quando alguém se vicia em alguma substância química, isso pode ter um impacto negativo não só em sua vida, mas também na de seus familiares e amigos....

Ler mais