Tratamento Voluntário para Dependentes Químicos

Tratamento Voluntário para Dependentes Químicos


O paciente será convidado a participar de atividades na clinica no mínimo uma vez ao mês ou assim que solicitado, nos primeiros quatro meses o paciente terá contato com os familiares através de telefonemas semanais e visitas, que são todo terceiro domingo de cada mês ou visitas agendadas.

A família terá acesso ao andamento do processo de recuperação do individuo através de contato com a equipe terapêutica.

PLANO DE TRATAMENTO ÁLCOOL E DROGAS

Primeiro MÊS
Entrevista de admissão, avaliacões clínicas, psquiatricas, psicológica e sócio econômica, integração com o grupo, leitura do regimento interno, lista de pertences, estabelecimento de historico de uso,avaliacão do grau de comprometimento causado pela droga, observação do grau da abstinência sendo conscientizado sobre a IMPOTÊNCIA PERANTE O ÁLCOOL E AS DROGAS, envolvimento no grupo de terapia,integração na escala de terapia funcional.

Segundo MÊS
Concientização da disfunções mentais e adesão consciente ao tratamento e crença na abstinência, histórico de vida eda progressão da doença elaboração de caso clínico, identificação de sentimentos referente ao uso de substâncias quimicas. Finalização da história de vida, frontalidade dos sentimentos de culpa, vergonha e medo, criação de vinculo de confiança em relação ao grupo.

Terceiro MÊS
Resposta de feedback, noção da realidade, reconhecimento de fatores de risco e proteção dificuldades e facilidades, comparaçãon e auto avaliação. Apendizagem em relação aos mecanismos de defesa, disposição para mudança de comportamento, consciêntização da intolerância e imaturidade emocional, vigilância das emoções.

Quarto MÊS
Aprofundamento no conceito da doença, reforçamento da auto estima,caracteristicas de reponsabilidade, avaliacão de preparação para periodo de reincerção social, plano de prevenção a recaida colocando em pratica estratégias de enfrentamento em situações de risco.

Quinto MÊS
Noções de inter ajuda percepção do novo modo de vida, lidar com as dificuldades de maneira frontal aceitação de suas limitações, melhor identificação entre suas vontades e necessecidaes, maior facilidade de falar sobre sua impotência, maturidade emocinal começa a despertar, não luta querendo mudar a realidade, mas procura adaptar se a ela, nivél de consciência mais elevado.

Sexto MÊS
Aprende assumir maior responsabilidade social e moral, atidudes de consciência em todas as areas da vida, busca pedido de ajuda para tomada de decisões. Reforçamento da auto estima e maior motivação, consegue ter ampla percepção de toda trajetória seguida no tratamento, elaboração de plano pós tratamento.

AS FASES DO TRATAMENTO

Primeira FASE
Período da fase física que é chamada de compulsão e período de adaptação, neste período o indivíduo passará pela desintoxicação, que é feita através de avaliações psiquiátricas, físicas e observações de comportamento, para que se possa ver a melhor metodologia a ser aplicada.

Segunda FASE
Período de conscientização, fase mental, chamada de obsessão, onde o individuo usa de mecanismo de defesas para evitar entrar em contato com a realidade de suas perdas emocionais, as técnicas utilizadas são terapias cognitivas comportamentais para que o paciente adquira uma nova percepção da realidade e crie habilidades para lidar com perdas e frustrações.

Terceira FASE
Período de resgate de valores e crenças espirituais, a necessidade do individuo no resgate do seu eu interior só se dará através da busca de um Deus de sua compreensão.

Para isso a Clínica Villa Flor, conta com o auxilio de reuniões de espiritualidade, não citando religiões especificas.

Quarta FASE
Período de ressocialização, período de grande importância para a recuperação, pois através desta o individuo irá rever as aptidões adquiridas em seu período de internação e sua disponibilidade de colocá-las em praticas mediante isto serão feitas avaliações de sua preparação através de avaliações psicológicas.

PROGRAMA DE TRATAMENTO

⇒ Tratamento Psiquiátrico.
⇒ Atendimento Psicológico.
⇒ Grupo Psicoterapêutico.
⇒ Testes Psicodiagnósticos
⇒ Atendimento de Enfermagem.
⇒ Atividades Físicas.
⇒ Programa de 12 passos.
⇒ Plano de Prevenção a Recaída.
⇒ Reunião de Coodependência.
⇒ Terapia Racional e Emotiva.
⇒ Avaliações Mensais.

Blog

Como tratar um dependente químico em recuperação

Como tratar um dependente químico em recuperação

Quem conhece alguém que busca sair do caminho das drogas sempre se pergunta como tratar um dependente químico em recuperação. ...

Ler mais

Como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas

Como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas

Quando se busca tratamento para uma pessoa querida, a primeira dúvida que surge, normalmente, é como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas....

Ler mais

Onde encontrar ajuda para dependentes químicos

Onde encontrar ajuda para dependentes químicos

Existem muitas profissões que podem ter especializações em como cuidar de quem possui um vício e como ajudar na prevenção. ...

Ler mais

Como agir com um dependente químico

Como agir com um dependente químico

Quando alguém se vicia em alguma substância química, isso pode ter um impacto negativo não só em sua vida, mas também na de seus familiares e amigos....

Ler mais