(15) 99104-2002
Depressão e uso de substâncias químicas

Depressão e uso de substâncias químicas

Entender e identificar um quadro de depressão nem sempre é uma tarefa fácil, embora possa ser apenas uma fase transitória de um estado de aceitação a alguma perda real ou ilusória (perda de um familiar, de um relacionamento, cargo profissional, etc).

O indivíduo depressivo nem sempre consegue ter uma consciência de seu estado, e as pessoas de seu vínculo social familiares e amigos, muitas vezes por inabilidade e incompreensão não tem as habilidades necessárias para lidar com a situação, começam muitas vezes ajudando mais param por criarem expectativas, e começam a julgar porque o depressivo não reage, com isso o paciente acaba adoecendo cada vez mais, o transtorno depressivo vai passando do estágio de leve para um agravamento do quadro clínico.

A depressão hoje já não é mais tão descriminado como a uns cinco anos atrás, onde pessoas desinformadas achavam que era apenas um momento de desanimo, ou até pior achavam que era defeito de caráter como preguiça, ficou mais comum identificar a depressão pois os veículos de comunicação e fácil acessibilidade proporcionam tais informações,

Várias escolas do ensino fundamental tem feito seu papel importante, já que essa doença vem atingindo vários adolescentes assim como explica em um trabalho escolar feito por LIVIA ALBA CASTIGLIONE DOS ANJOS de 14 anos estudante do 9º ano ensino fundamental

“Depressão é uma doença que faz com que as pessoas perca o interesse de atividades diárias e atingem mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Um dos seu sintomas são: falta de motivação e tensão na nuca e ombros.

Existe outros tipos de depressão como a Sazonal, Atípica e a Pós-Parto.

Sazonal: é mais comum em países frios, onde há pouca luz solar;

Atípica: é um quadro depressivo onde a pessoa tem picos de humor, tanto positivo quanto negativo;

Pós- Parto: causada pelo hormônio da gravidez e pode acontecer durante ou depois da gravidez.

A Depressão pode levar a automutilação e ao suicídio, e são causadas pelo mesmos motivos, onde a pessoa depressiva sente uma angústia e dor muito grande e a sua "única saída" é se cortando ou até mesmo se matando.

Ansiedade: é uma preocupação excessiva com o futuro.

Síndrome do Pânico: é um medo repentino (que pode ser imaginário ou não).

Síndrome de Bipolaridade: quando a pessoa tem aliterações de humor repetidas vezes.

Síndrome de Burnout: uma síndrome que atinge aspectos físicos e emocionais, levando ao esgotamentos profissional. Um dos seus sintomas são: irritabilidade e agressividade.

As causas dessas doenças pode ser consequência de um divórcio, morte de alguém próximo, perda de emprego, etc.

Os tratamentos são:

- Medicamentos;

- Sessões psicoterapeutas.

Se você passa por alguma dessa doenças e não tem com quem fala, ligue 188 para o Centro de Valorização da Vida (CVV).”

Em uma cultura extremamente competitiva onde muitas vezes o indivíduo perde sua identidade por se misturar com as necessidades da sociedade, é cada vês mais comum as pessoas ficarem depressivas. 
1-Dificuldade de começar e dar continuidade a projetos:
2-Insegurança e baixo- autoestima:
3-Dormir excessivamente e fora dos horários habituais:
4-Isolamento social ,o afastamento do vínculo familiar, não participa das atividades com amigos, fase de ostracismo:
5- Irritabilidade, agressividade, ansiedade:
6-Alterações nos hábitos alimentares ,ou tem perda de apetite, ou nos períodos de ansiedade tem ataques de compulsão:
7-Falta de concentração, determinação ,atrasos a compromissos se tornam mais frequentes:
8-Perda pelo interesse sexual:
9-Surgimento de dores aparentemente sem justificativa,(dores nas costas, falta de ar, estômago, cansaço físico etc)
10-Outros desconfortos Físicos, Emocionais e Sentimentais, também podem estar ligados ao transtorno depressivo, por isso há uma necessidade de uma avaliação clínica médica de precisão para melhor identificação dos sinais e sintomas, assim ajudando numa estratégia para cada estágio da doença.

Tratamento da Depressão e Dependência Química

Para uma melhor eficácia no tratamento da depressão associada com a dependência química ,toda uma avaliação deverá ser feita e acompanhada por uma equipe Multidisciplinar em conjunto com o paciente, um histórico de vida se torna parte importante deste processo (ex: se existe casos de antecedentes familiares, a quanto tempo o indivíduo percebe os sintomas, se há perdas recentes de emprego ou entes queridos, um afastamento dos relacionamentos sociais, quais são as expectativas em relação ao futuro e sua vida).

O acompanhamento Médico Psiquiatra fará avaliações periódicas para um melhor acompanhamento das medicações e seus efeitos, a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) ajuda a dar suporte para suas crenças e a elaboração de metas especificas para um novo estilo de vida. O acompanhamento Familiar e sua orientação ajudara no processo de recuperação e no amadurecimento do indivíduo dando uma melhor visão de seus estágios.

Nos dá CLINICA VILLA FLOR, temos uma equipe de profissionais especializada para ajudar com todo um suporte nesse momento de fragilidade, conte conosco!

Prevenção da Depressão
1-Fazer exercícios físicos regularmente, ajuda na autoestima, e na liberação de hormônios que geram satisfação:
2-Manter horários de alimentação regulares, ter uma dieta equilibrada:
3-Elaboração de planos na vida profissional e pessoal:
4-Ter vida social sempre ativa:
5-Fazer uso de Acompanhamento Terapêutico:
6- Fazes uma lista de conquista e dando ênfase em seus valores pessoais:

7-Colocar em lugar visível uma lista de prioridades dando notas quando alguma delas forem executada: 8-Não se levar muito a sério, a maioria dos acontecimentos em nossa vida está fora de nosso controle:
9-A Recaída da depressão assim como a do uso de drogas podem acontecer em indivíduos altamente dispostos e motivados a uma mudança pois elas fazem parte do processo de tratamento, se você teve uma recaída não se desanime volte ao seus programas e não se culpe tentar em um mundo que muitos desistem é uma Arte:

Entre em contato

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.