Centro de reabilitação de drogas

Centro de reabilitação de drogas


Os centros de reabilitação de drogas são, na verdade, clínicas de recuperação, que possuem programas estruturados para auxiliar pessoas que estejam lutando contra o vício em drogas ou outras substâncias químicas, de forma a possibilitar que elas se recuperem desse mal e possam recuperar suas vidas, seus relacionamentos e seus empregos e passem a viver uma vida saudável, feliz e consigam, com isso, se manter sóbrios.

O tratamento de reabilitação consiste na elaboração de um plano de tratamento individualizado de acordo com as necessidades de cada paciente, mas que envolve três fases principais: a detoxificação ou o detox; o tratamento propriamente dito, que envolve terapias individuais e em grupo e ensina formas de prevenir recaídas; e os cuidados posteriores ao término do programa, voltados à manutenção de uma vida sóbria.

A fase de detox é a fase inicial e mais delicada do programa. Nesse período, o corpo se liberta das substâncias tóxicas e volta a funcionar de forma natural. Os sintomas e a extensão dessa fase dependem da substância utilizada e do tempo de vício, mas certamente é uma fase em que o paciente passa por muitos sintomas, alguns até dolorosos, de forma que neste período ele deve ser acompanhado de perto por profissionais.

A reabilitação continua com intervenções terapêuticas, que podem ser desenvolvidas individualmente ou em grupo, ou, ainda, das duas formas. Nelas, os profissionais se utilizam de técnicas para identificar as causas do vício e tratar esses sintomas. Em muitos casos, também são identificadas doenças mentais, como depressão ou transtornos de ansiedade, e estes também são tratados em conjunto com o vício, já que muitas vezes são uma de suas causas. Nessa fase, os pacientes também serão ensinados sobre como lidar com desejos pela droga, a evitar situações de risco em potencial, o que lhes ajudará a se manterem sóbrios, e a redescobrirem o propósito de suas vidas.

Após se livrar da dependência da droga, vem a parte contínua do tratamento, que é a fase dos cuidados posteriores. Um ex viciado sempre terá que se preocupar com possíveis recaídas, fazendo com que a manutenção de um programa posterior seja importantíssima para que ele consiga se manter sóbrio. Nessa fase, a internação já acabou, mas o paciente pode retornar periodicamente ao centro para conseguir lidar com as frustrações do dia a dia de forma calma e serena. Na verdade, o que se deve entender é que a manutenção da sobriedade é um processo que dura a vida toda.

A duração dos programas varia muito de acordo com as necessidades do paciente. Existem programas que duram desde poucos dias ou semanas até aqueles mais longos, que levam de 90 dias a até um ano. Há que se considerar, entretanto, que estatísticas demonstram que, quanto mais tempo o paciente permanecer em tratamento, menores são as chances dele ter recaídas futuras. Quanto mais tempo um viciado permanecer longe da droga e praticar hábitos saudáveis de vida, preparando mente e espírito, mais preparado estará para enfrentar o mundo fora do centro de reabilitação.

Blog

Como tratar um dependente químico em recuperação

Como tratar um dependente químico em recuperação

Quem conhece alguém que busca sair do caminho das drogas sempre se pergunta como tratar um dependente químico em recuperação. ...

Ler mais

Como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas

Como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas

Quando se busca tratamento para uma pessoa querida, a primeira dúvida que surge, normalmente, é como funcionam as clínicas de reabilitação de drogas....

Ler mais

Onde encontrar ajuda para dependentes químicos

Onde encontrar ajuda para dependentes químicos

Existem muitas profissões que podem ter especializações em como cuidar de quem possui um vício e como ajudar na prevenção. ...

Ler mais

Como agir com um dependente químico

Como agir com um dependente químico

Quando alguém se vicia em alguma substância química, isso pode ter um impacto negativo não só em sua vida, mas também na de seus familiares e amigos....

Ler mais