(11) 919628437

Álcool e o Câncer

06/06/2024

Álcool e o Câncer

O uso de álcool está associado a uma vasta gama de lesões e doenças, incluindo câncer, e é um dos principais fatores de risco para a carga global de doenças. O consumo de bebidas alcoólicas está causalmente ligado a cânceres do trato aerodigestivo superior (cavidade oral , faringe, laringe e esôfago) e cânceres de cólon, reto, fígado e mama feminina.

O álcool  pode provocar o aparecimento do câncer por diferentes mecanismos. Estes variam de acordo com o tipo de câncer associado. Os mecanismos envolvidos podem danificar diretamente o DNA das células, provocar estresse oxidativo que pode danificar os genes, facilitar a penetração de carcinogênicos ambientais nas células, alterar o metabolismo hormonal, provocar má nutrição que torna os tecidos humanos mais sensíveis aos efeitos do álcool, entre outros menos frequentes.

É importante destacar que há uma evidente relação dose-resposta entre o consumo de bebidas alcoólicas e o risco de câncer. Ou seja, quanto maior a dose ingerida e o tempo de exposição, maior será o risco de desenvolver os tipos de cânceres já citados.

Fonte: UNIAD-SP

Entre em contato

Preciso de informações sobre tratamentos
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.